Download e Instalação

Portal Genes

1. Download do PORTAL GENES:

Para realizar o download do Portal GENES acesse: https://www.conectagem.com/softwares e clique em Download Portal GENES

2. Instalação do Portal GENES:

2.1 Após o download, extraia o conteúdo do arquivo no Disco Local (C:).

Para isso, abra o arquivo e clique em “Extrair Para”, conforme destacado em vermelho na figura abaixo:

Na próxima janela, selecione o “Disco Local (C:)”.

3. Instalação do Bioinfo:

Se você for utilizar o PORTAL GENES pela primeira vez, é necessário instalar o programa auxiliar denominado Bioinfo. Para isso, siga os passos descritos a seguir:

3.1. Abra a pasta “Bioinfo_setup” e execute o aplicativo “setup”.

3.2. O programa irá abrir uma janela de cor azul com o instalador do aplicativo. Clique em “Ok” e siga os passos indicados:

Clique no ícone com o desenho de um "computador", conforme figura a seguir:

Em seguida clique em "Continue", conforme figura a seguir:

3.3. O PORTAL GENES é desenvolvido com o aplicativo Visual Basic da Microsoft. Assim, algumas ocx e dll já podem estar instaladas em seu sistema Windows e gerará erro de violação pela sobreposição provocada pela instalação. Quando a mensagem de erro aparecer, basta clicar no botão "ignorar" e continuar a instalação, como demonstrado a seguir:

3.5. Também é possível que apareça erro de conflito com a ieframe.dll que é a base do browser Internet Explorer. Recomendamos clicar no botão "Sim".

Pronto! O programa auxiliar Bioinfo foi corretamente instalado.

4. Executando o Portal GENES:

4.1 Para executar o Portal GENES, acesse a pasta genesexe no “Disco Local (C:)”.

4.2. Localize, dentro da pasta genesexe, o arquivo Genes.exe (ou apenas Genes – Tipo Aplicativo) e execute-o (dois cliques). Se preferir, envie um atalho para área de trabalho.

Pronto! O PORTAL GENES está instalado e pronto para uso.

5. RECOMENDAÇÕES:

Ao iniciar o PORTAL GENES verifique alguns pontos importantes:

5.1. Veja a definição da trilha de dados (canto inferior direito da tela). Se não estiver definida, clique na palavra “Trilha” e acesse o painel para atualização (para primeira avaliação recomenda-se usar o default: c:\dados).

5.2. Veja a configuração do símbolo decimal

O PORTAL GENES usa o ponto como símbolo decimal. Para verificar essa configuração em seu computador, basta ir em “Clique para diagnóstico de sua instalação”.

O programa genes irá verificar qual o ponto decimal que está configurado em seu computador:

5.3. Caso esteja usando vírgula como símbolo decimal, altere para ponto. Essa alteração pode ser realizada em “Soluções e Configurações”.

Clique em “Painel de controle”, conforme ilustrado a seguir:

Clique na imagem com o símbolo “𝜋”:

Clique em “Configurações adicionais...” na parte inferior da janela:

Agora basta trocar a vígula por ponto, conforme a figura a seguir:

Uma outra de forma de verificar se o programa Genes está funcionando corretamente em seu computador é utilizando a ferramenta "Bem vindo - Tour no Genes"

Nesta janela será possível você conferir se a instalação foi feita corretamente, definir a trilha de dados, criar atalho de acesso no desktop, conferir se está usando o ponto como símbolo decimal e ainda visualizar vídeos e algumas sugestões para sua primeira análise. Basta clicar em cada uma das frases mencionadas que você será direcionado para a janela correspondente.

Faça um primeiro exemplo com orientação e dicas!

Pronto! Aqui está o resultado de sua primeira análise.

IMPORTANTE:

1. Se você já possui o PORTAL GENES instalado em seu computador e deseja atualizar o programa, basta excluir as pastas “genesexe” e “dados” e substitui-las pelas novas pastas “genesexe” e “dados”.

2. Nunca adicione a pasta dados ou a pasta genesexe na área de trabalho. O desejável é você ter a pasta c:\genesexe\ e c:\dados.

3. Crie uma pasta para depositar os seus dados. O nome de sua pasta e de seus arquivos jamais poderão ter espaços em branco.

4. O programa Bioinfo, não precisa ser executado novamente em uma atualização, esse processo é necessário apenas uma vez em seu computador, ou após alguma formatação.