NOTÍCIAS

Hoje é um dia especial!!!

Há 200 anos atrás nascia aquele que ficou conhecido como “o pai da genética”. Gregor Mendel (1822-1884) iniciou os estudos da hereditariedade e variabilidade genética, porém a redescoberta dos seus trabalhos só ocorreu por cientistas europeus em 1901, e é por isso que muitos consideram a genética uma ciência do século XX.


Desde então, pesquisadores de vários lugares do mundo se dedicaram na pesquisa e divulgação das leis de Mendel.


No Brasil, os primeiros créditos vão ao professor Carlos Teixeira Mendes (1888-1950), onde a partir de 1910 iniciou trabalhos de pesquisa e ensino na Escola Agrícola Prática de Piracicaba (posteriormente ESALQ).

Na sequência devemos lembrar do alemão profº. Friedrich Gustav Brieger, que auxiliou a organizar um departamento de genética na mesma instituição - ESALQ. E no período de 1959 a 1960 orientou Roland Vencovsky, com a tese intitulada: “Aplicação de alguns métodos estatísticos à sistemática”.

O professor Roland Vencovsky, enquanto docente da ESALQ, orientou o nosso querido orientador mineiro da Universidade Federal de Viçosa, Cosme Damião Cruz, que fez seu doutorado entre o período de 1987 a 1990.


Somos apaixonados em genética e nessas histórias! E você, gosta também de uma boa e velha história?